Ciência, inovação e investigação. São estes os três pilares que vão orientar o próximo mandato da direção da Sociedade Portuguesa de Senologia, presidida a partir do próximo ano por Gabriela Sousa. Em entrevista, a especialista aponta os principais objetivos para o próximo triénio. Assista ao vídeo.
“No pilar ciência, vamos manter a reunião anual, mas vamos trazer um projeto novo, o Breast Academy. Este vai ser desmontado noutras três áreas de formação para médicos recém-especialistas”, aponta. “Queremos estabelecer um curso de Enfermagem para quem não é médico, e temos também como foco o conhecimento dirigido às associações de doentes. Achamos que as associações de doentes, em Portugal, precisam de algum empoderamento e que a sociedade poderá ser o contributo para melhorar o conhecimento fidedigno”, explica Gabriela Sousa.
Acrescenta que, para o pilar da inovação, vão ser exploradas as áreas da inteligência artificial e da Medicina de Precisão.
Por fim, o pilar da investigação garante o Prémio Noémia Afonso, que é uma homenagem “a uma querida colega que nos deixou há pouco tempo e que queremos manter viva com a atribuição da bolsa anual”. No que diz respeito a internos, caso entreguem trabalhos em congressos internacionais, receberão uma bolsa, além de uma bolsa destinada a quem queira fazer estágio no estrangeiro, “em locais de referência, para os quais as pessoas se vão candidatar”.