Rita Antunes Santos é a vencedora da 2.ª edição do Prémio de Investigação Noémia Afonso, tendo sido atribuído no término do XII Congresso Nacional de Senologia. Em entrevista, apresenta o estudo observacional distinguido centrado nas “particularidades das doentes” e “com uma visão completa do período de tratamento”, explica Rita Antunes Santos. Assista ao vídeo, no qual salienta também a importância deste tipo de iniciativas para a evolução dos cuidados oncológicos.
No entanto, a responsável pelo projeto encontrou diversas dificuldades em realizar a investigação em Portugal, salientando assim o papel destas iniciativas, como o Prémio de Investigação Noémia Afonso, que viabilizam o estudo.
“Enquanto internos de Oncologia temos como obrigatoriedade, durante o nosso internato, de construir um projeto de investigação. É sempre difícil, porque não temos a capacidade financeira que gostaríamos e, por vezes, não conseguimos investir mais tempo e mais dedicação a este tipo de projetos”, adianta.
No entanto, estes prémios são a motivação necessária para que novos estudos tenham início, no sentido de “procurar cada vez mais soluções e mais terapêuticas para as doentes”, assim como “mais biomarcadores para continuar a desenvolver e a participar no mundo da investigação na Oncologia”, conclui.