José Carlos Machado destacou a importância de centralizar os estudos de patologia molecular em centros de referência para garantir qualidade e precisão no diagnóstico do cancro da mama. Segundo o especialista do IPATIMUP, a concentração destas análises é fundamental para otimizar o uso de tecnologias avançadas como o sequenciamento de nova geração (NGS). Veja a entrevista que tomou lugar no XII Congresso Nacional de Senologia.

Para José Carlos Machado, o NGS é uma ferramenta essencial, não só no diagnóstico inicial, mas também no acompanhamento da progressão da doença. Defende que o uso desta tecnologia necessita de ser conduzido em locais com alta especialização, para que a qualidade dos resultados seja garantida. “Num país como Portugal, faz todo o sentido termos laboratórios de referência para evitar a dispersão das análises e assegurar a validade dos dados”, afirmou o especialista.

José Carlos Machado acredita que o uso de biomarcadores moleculares melhora significativamente as decisões terapêuticas, levando a melhores resultados para os doentes. Destaca a importância de cursos e eventos que aproximem o conhecimento técnico dos profissionais clínicos, facilitando a integração das informações moleculares na prática médica. “Cursos como este são fundamentais para proporcionar mais segurança e conforto aos colegas da área clínica que precisam de lidar com esta evolução”, concluiu.



Patrocínio Científico

SPAP
SPCIR
SPG
SPGH
SPLS
SPO
SPRMN

Apoio Institucional

LPCC

Major Sponsor

Daiichi-Sankyo | AstraZeneca
Lilly
MSD
Pfizer

Platina

Gilead
MSD | AstraZeneca
Novartis

Organização

Logótipo da Sociedade Portuguesa de Senologia

Comunicação

Logótipo da LPM

Media partner

Logótipo da Newsfarma