O oncologista Joaquim Abreu de Sousa defende que a Medicina de precisão está a transformar o tratamento do cancro, permitindo terapias mais personalizadas e eficazes, com foco nas características moleculares específicas de cada tumor. Veja a entrevista no XII Congresso Nacional de Senologia.

Joaquim Abreu de Sousa sublinhou a importância da Medicina de Precisão na Oncologia, destacando como o aprofundamento no conhecimento biológico e molecular dos tumores influencia as decisões terapêuticas. “A evolução no entendimento da biologia do cancro, sobretudo ao nível molecular, tem um impacto direto nas escolhas terapêuticas, permitindo que cada especialidade envolvida no diagnóstico e tratamento do cancro aplique essa informação para selecionar melhor as terapêuticas”, referiu o especialista, enfatizando a relevância de biomarcadores e correlações moleculares.

Joaquim Abreu de Sousa alertou ainda para a necessidade de avanços contínuos nas ferramentas terapêuticas, de modo a acompanharem o progresso no diagnóstico. “Não faz sentido aprofundarmos o conhecimento sobre a biologia do cancro e continuarmos a usar métodos terapêuticos desatualizados. Espera-se que, com esta abordagem de precisão, possamos evitar tratamentos excessivos e oferecer terapias mais direcionadas”, afirmou.

Segundo o oncologista, o futuro da Oncologia passa por alinhar diagnósticos mais detalhados com tratamentos inovadores, criando uma estratégia verdadeiramente personalizada para cada doente.



Patrocínio Científico

SPAP
SPCIR
SPG
SPGH
SPLS
SPO
SPRMN

Apoio Institucional

LPCC

Major Sponsor

Daiichi-Sankyo | AstraZeneca
Lilly
MSD
Pfizer

Platina

Gilead
MSD | AstraZeneca
Novartis

Organização

Logótipo da Sociedade Portuguesa de Senologia

Comunicação

Logótipo da LPM

Media partner

Logótipo da Newsfarma