Newsletter

Subscreva a nossa newsletter!

Login


BEM-VINDO AO XI CONGRESSO NACIONAL DE SENOLOGIA

Introduza o utilizador e password para aceder ao Congresso. Desfrute do nosso Congresso.

Novas Abordagens para os Marcadores Tradicionais: “Novidades que podem impactar a conduta diante dos doentes”

“Novas Abordagens para os Marcadores Tradicionais” é o mote da mesa que o Prof. Doutor Fernando Schmitt, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, vai moderar. No âmbito do XI Congresso Nacional de Senologia, a sua intervenção vai decorrer no primeiro dia, 29 de outubro. Em entrevista, destacou os principais temas em destaque. Assista ao vídeo.

Nos últimos anos, as abordagens dos marcadores tradicionais do carcinoma da mama têm vindo a ser alterados. A estratificação de doentes para tratamento era feita através da utilização de recetor de estrogénios, HER2, e do marcador de proliferação KI-67.

Atualmente, “sabe-se que os recetores de estrogénios chamados low ou de baixa expressão não têm o mesmo comportamento que os casos com recetores de estrogénio mais elevado”, partilha o especialista. E acrescenta que para “os casos HER2 low, que no passado tinham sido considerados como negativos, hoje, para algumas determinadas drogas são positivos e podem ser tratados”.

O especialista, além de moderar a sessão, é também um dos intervenientes do tema “KI-67 em cancro da mama: Como avaliar e como utilizar clinicamente”. Sobre esse assunto, partilha que “é um marcador muito polémico” e revela que vão ser abordados “pontos de corte em que o KI-67 pode, por exemplo, auxiliar o clínico ao fazer quimioterapia adjuvante em doentes recetores de estrogénio positivo”.

 

PARTILHAR