Newsletter

Subscreva a nossa newsletter!

Login


BEM-VINDO AO XI CONGRESSO NACIONAL DE SENOLOGIA

Introduza o utilizador e password para aceder ao Congresso. Desfrute do nosso Congresso.

Assista amanhã ao webinar “Viver depois do cancro da mama”

O webinar “Viver depois do cancro da mama”, integrado na campanha com o mesmo mote, promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), vai decorrer amanhã, 26 de outubro, às 18h30, no site do Congresso Nacional de Senologia. Em entrevista, os participantes partilharam os temas-chave a abordar durante este evento. Assista ao vídeo de antevisão.

A sessão será focada inteiramente nos cuidados dirigidos às sensibilidades de quem sobreviveu a esta doença, nomeadamente no que diz respeito a quatro pilares fundamentais: nutrição, sexualidade, exercício físico e relaxamento.

O webinar contará com a presença da Gabriela Sousa, vice-presidente da SPS, da Paula Ravasco, médica especialista em ImunoHematologia e em Nutrição Clínica, da Marta Crawford, sexóloga, do Pedro Antunes, especialista em Ciências do Desporto, da Ângela Feiteira, terapeuta de Reiki e professora de Yoga, da e Joana Cruz, radialista.

Em entrevista, Ângela Feiteira revela que vai abordar “a forma como se pode mudar o  pensamento”, deixando de ter uma mente automática para começar a viver o momento presente, através da meditação e do yoga. Ângela partilhou ainda a seguinte frase de Alberto Einstein: “Não podemos resolver os problemas usando a mesma maneira de pensar que tínhamos antes de criar os problemas.”

A seguinte mensagem deixada pela Joana Cruz, em entrevista, deve ser relembrada: “cuidarmos bem de nós em qualquer altura da vida sobretudo quando estamos a passar pela doença e depois essa experiência manter o mais possível esse autocuidado e o carinho por nós próprias, porque nós somos a pessoa mais importante da nossa vida.”

Já Gabriela Sousa refere que “quanto mais precocemente a doença for diagnosticada, menor são o atingimento das várias modalidades de tratamento e maior é a possibilidade de cura e de continuar a viver com qualidade de vida”. Enquanto vice-presidente da SPS, deixa o apelo: “Estejam atentos, vejam o nosso webinar e deixem o vosso contributo e mensagens de esperança.”

Por fim, Marta Crawford, em entrevista, refere que “a sexualidade é muito mais do que uma relação com penetração”, mostrando que “é muito além disso; é pele, é contacto, é proximidade, é bem-estar, é intimidade”. Estes fatores “devem ser trabalhados desde o início em que a pessoa é confrontada com este diagnóstico”. A sexóloga partilha também o seu apelo: “Várias pessoas vão fazer uma intervenção daquilo que se entende ser fundamental para a vida pós-cirurgia e tratamento e, no fundo, reabilitar a mulher de toda este trauma que foi esta experiência. (…) Mesmo com uma mama diferente, a vida é muito mais do que isso.”

Acompanhe o webinar.

PARTILHAR